Windows não Entra – O que fazer para resolver

Você precisa realizar um trabalho acadêmico, encaminhar um relatório para a empresa, participar de uma reunião ou mesmo navegar na rede em seu período livre. Mas, quando o Windows não entra? Inicialmente, uma máquina com um sistema operacional Windows pode ter dificuldade para inicializar por três motivos: hardware com problema, software com problema ou alguma falha de firmware.

No entanto, você pode ter ainda mais azar e o Windows não entrar por uma combinação desses três fatores. Nesse texto, passaremos algumas dicas para você conseguir identificar a razão da falha e maneiras simples de resolvê-lo. Vamos lá?

Windows não Entra
Foto de Michael Burrows no Pexels

O que ocorre quando Windows não entra?

Quando o Windows não entra, há algumas razões a serem verificadas. Quando você inicia qualquer computador na energia, a BIOS ou o UEFI estabelecem qual setor deve ser carregador, a partir de dados que ele identifica a partir do gerenciador de inicialização.

No Windows 10, o gerenciador de inicialização é chamado de GTP, sendo uma espécie de lista de partição, mesmo que os usuários ainda possam utilizar o MBR antigo. Conforme o tempo de utilização do seu sistema, você pode contar com uma BIOS ou uma UEFI, o que tende a deixar esse carregamento do gerencialmente muito mais fácil.

Em todo o caso, os sistemas mais velhos usam a BIOS e os sistemas mais novos usam o UEFI. Se o MBR, GPT ou os drivers de sistema foram corrompidos, o sistema operacional realmente não será inicializado.

O que pode ter feito isso com o sistema?

Como citado anteriormente, a distinção entre às duas acontece nos primeiros sinais, apontado pela sua máquina quando o Windows inicia. Se surgir aquela temida tela azul, indica que o MBR ou o GPT foi carregado de maneira bem sucedida, mas, não conseguiu finalizar a inicialização.

Todavia, se surgiu alguma outra evidência de falha, como um cursor piscando em uma tela escura do DOS. Ou seja, o MBR / GPT tendem a ser com problemas. Felizmente, a maior parte das falhas quando o Windows não entra, um disco de reparação do sistema operacional oferece a alternativa mais simples para solucionar tudo.

Windows não entra — dicas para resolver

Quando o Windows não entra, você pode efetuar esse processo de reparação de disco para tentar resolver o problema por conta própria. A operação não é muito complicada. Confira os passos a seguir!

Passo 1

Para realizar uma reparação de disco, você necessita de outra máquina e um pen drive USB de 128 MB no mínimo para iniciar a ação.

Passo 2

Coloque o pendrive na entrada USB e busque por ‘Criar um disco de recuperação’.

Passo 3

Após escolher o programa apertar na tabela para confirmar, coloque o pen drive como espaço para o lugar de recuperação e aposte em “Seguinte”.

Passo 4

Ao clicar nas janelas seguintes, o seu, pen drive será formato. Portanto, tenha a certeza que não existe nenhum documento importante antes de formatar.

Passo 5

Depois de encerrar a formatação, você vai, posteriormente, iniciar a máquina como se tratasse de um DVD, visto que essa inicialização aconteceu pelo pen drive. Afinal, você utilizará esse disco para corrigir ou encontrar o problema que ocorre quando o Windows não entra.

Passo 6

Logo depois, você reiniciará novamente a máquina conforme o disco de recuperação. Mas, lembrando que a inicialização depende de cada caso. Normalmente, apertando F10, F11 ou F12 ao iniciar o aparelho, você também ganhará a alternativa de iniciar no sistema de recuperação.

Será que não é hora de formatar o computador?

Provavelmente, você já percebeu que boa parte das formas de recuperação se baseiam em utilizar um disco de recuperação do sistema operacional. Isso se sucede porque se trata do melhor modo de solucionar as falhas de inicialização. Porém, você pode necessitar conhecer mais a ferramenta visando aumentar as possibilidades de iniciar o sistema.

Todavia, quando o Windows não entra, outra saída é fazer a formatação da máquina. Afinal, a formatação apaga todos os documentos, programas e uma série de falhas do seu computador de uma única vez. Além disso, esse processo também pode ampliar a vida útil do seu aparelho.

Nada funciona? Procure um especialista!

Definitivamente, o processo de formatação de um computador no mundo da informática, pode ser realmente útil e até permitir que a sua máquina volte a funcionar de maneira muito mais, rápida e assertiva. Isso acontece porque já não tem tantos arquivos na sua memória.

No entanto, esse é um tipo de procedimento que pode exigir conhecimento técnico bem específico e que nem todo mundo possui. Por isso, quando o Windows não entra e você não tem ideia do que pode estar acontecendo, a melhor alternativa é realmente consultar um especialista para que o problema não se alongue e nem se agrave. Por fim, você descobre o que ocorreu e tem o seu computador restaurado.

Deixe um comentário