Posted on and Updated on

Secretaria Municipal de Finanças anuncia mudanças na cobrança de impostos

Confira abaixo informações sobre o IPTU Belo Horizonte 2019, inclusive a respeito de consultas, isenções, datas de vencimento, descontos, parcelamento e emissão de 2 Via no site da Prefeitura Municipal.

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU da cidade de Belo Horizonte, terá todas as suas regras definidas e informações divulgadas já nos próximos meses.

Belo Horizonte
Belo Horizonte

A divulgação será realizada pela Secretaria Municipal de Finanças, responsável pela cobrança do tributo na cidade.

Não são aguardadas alterações nas regras do IPTU 2019, devendo ser mantidas todos os prazos e descontos já aplicados no último exercício.

Dessa forma a Prefeitura de Belo Horizonte não deve aplicar um aumento no imposto, mas somente um reajuste de acordo com o acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses, referente ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado e divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Prefeitura inicia distribuição dos carnês.

A partir do início do ano cerca de 230 mil contribuintes de Belo Horizonte vão receber o carnê do imposto em casa. A entrega será efetuada pelos Correios.

Os vencimentos terão início em abril e os contribuintes poderão pagar o IPTU Belo Horizonte com descontos.

Para obter o desconto deve-se quitar o valor integral do imposto até a data de vencimento da primeira parcela. O abatimento concedido é de 8%.

Porém, caso o contribuinte prefira efetuar o pagamento parcelado não terá direito a descontos. A quantidade de parcelas dependerá do valor total devido para pagamento. Os vencimentos serão em meses consecutivos, a partir de abril, e as parcelas terão valores iguais.

Como o contribuinte pode emitir a guia de pagamento:

Quem tiver problemas no recebimento do carnê para pagamento poderá emitir 2 Via da guia de pagamento. Basta acessar o site oficial da Prefeitura Municipal, disponível no endereço eletrônico.

Outra forma de emitir a 2ª Via do boleto do imposto, consultar débitos, realizar reparcelamentos, emitir certidões e realizar outros serviços é comparecer Setor de Tributação ou na Secretaria Municipal de Finanças.

Isenção: contribuintes que possuam renda familiar de até dois salários mínimos, que possuam apenas um imóvel e que nele residam poderão requerer isenção do pagamento do IPTU de Belo Horizonte junto da Secretaria de Finanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *