Posted on and Updated on

Confira como garantir sua vaga no ensino superior

Atualmente o maior vestibular do País, o ENEM é ansiosamente aguardado todos os anos por milhões de brasileiros que passaram o ano todo se preparando para o exame. Tudo porque o ENEM é a porta de entrada para todos os principais mecanismos de concessão de bolsas de nível superior, como é o caso do SISU e do ProUni.

Campus Universitario

O Exame Nacional do Ensino Médio, ou ENEM, é uma prova criada em 1998 pelo Governo Federal. Originalmente o ENEM tinha como finalidade apenas avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil,ou em alguns casos, servir como parâmetro para concessão de bolsas pelo ProUni. Em 2009 o programa foi ampliado e tornou-se também porta de entrada para as principais faculdades públicas do País. O exame é atualmente o segundo maior vestibular do mundo, perdendo apenas para o vestibular chinês.

Ano após ano o ENEM ratifica seu sucesso e bate recordes de participantes. Em 2014, mais de oito milhões de candidatos se inscreveram para o exame e a expectativa para esse ano é que o número de inscritos bata recorde novamente.

O que cai na Prova do Exame?

No primeiro dia de ENEM, que costuma cair sempre em um sábado, os candidatos têm 4 horas para resolver 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Ciências Humanas.

Já no segundo dia, domingo, os candidatos têm 5 horas para resolver 45 questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, 45 questões de Matemática e escrever a redação sobre o tema definido pelo exame.

A expectativa é que as inscrições ENEM 2019 abram em maio e fiquem abertas por cerca de um mês. Elas serão realizadas exclusivamente pela internet e todos os detalhes, como o link por onde deverão ser realizadas, serão disponibilizados no site oficial do ENEM.

Após se inscrever no ENEM você receberá uma carta com a confirmação de sua inscrição. A carta, que tradicionalmente é enviada cerca de 1 mês antes do exame, traz informações como o local para realização da prova, horário e instruções para o exame.

O ENEM costuma ser aplicado em um dos fins de semana de outubro e a expectativa é que o fato se repita esse ano.

Quando será divulgado o Resultado do Enem

O gabarito do ENEM sai cerca de 3 dias após a prova. Com ele você pode conferir suas respostas e estimar quantos acertos teve no exame. O gabarito se torna mais útil ainda quando se leva o caderno do ENEM para casa, aguardando até o final da prova.

A julgar pelos últimos anos, o resultado do ENEM deve ser divulgado entre a última semana de dezembro e as três primeiras de janeiro, também no site oficial do ENEM.

Após a divulgação do resultado da prova, com as notas tiradas em cada uma das 4 áreas e também na redação, é só esperar a abertura dos mecanismos de ingresso no Ensino Superior que se utilizam do ENEM, que são o SISU, o ProUni e o FIES.

Sisu e Prouni são portas de entrada para o ensino superior

O SISU é geralmente o primeiro a abrir. As inscrições costumam abrir cerca de 1 semana depois do resultado do ENEM e duram 1 semana. O SISU oferta bolsas nas Universidades Públicas e o candidato pode escolher até 2 opções de vaga para concorrer.

Após as inscrições no SISU se encerrarem, abrirá o ProUni, que funciona de modo bastante similar ao SISU. A diferença é que enquanto o SISU oferta bolsas em instituições públicas, o ProUni oferta bolsas em instituições particulares. Uma outra diferença entre o ProUni e o SISU é que só podem participar do ProUni os estudantes que se encaixam nos critérios socioeconômicos do programa que são até 3 salários mínimos de renda per capita para quem deseja concorrer às bolsas parciais e 1,5 salário mínimo per capita para as bolsas integrais.

Além do SISU e do ProUni, há também o FIES, cujas inscrições costumam ter prazos bem maiores para serem feitas. Diferente dos dois primeiros o FIES não oferece bolsas de estudo, mas sim financiamento com prazos que podem chegar até 3 vezes a duração do curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *