Posted on and Updated on

Como funciona o Sisu e o processo de seleção para a universidade

O Sisu é um sistema informatizado de Seleção Unificada, gerenciada diretamente pelo o Ministério da Educação (MEC), a qual instituição de rede privada, publica e federal de ensino oferecem oportunidades de nível superior e de educação a nível tecnológico. A seleção pelo SISU disponibiliza diversos cursos, a forma de ingresso para os candidatos participantes da modalidade subsequente é através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

SISU 2019
Sisu

Como participar do processo de Inscrição do Sisu

Pode fazer inscrição no Sisu todo o estudante que fez o Enem e não tenha zerado a redação do exame, para realizar o cadastro é necessário que você informe o número de inscrição do Enem e a senha usada ao fazer o cadastrado do Enem. Vale ressaltar que só faz vigência ao processo de seleção o número de inscrição 1 ano anterior ao vigente, anos anteriores após o informado não são aceitos.

O Sisu hoje é conhecido com um programa que auxilia aos jovens a oportunidade de ingresso em um nível superior ou técnico com ensino e qualidade oferecido gratuitamente. Acesse o site do programa e confira o resultado do Sisu.

Apesar do Sisu e do Sisutec utilizarem a mesma plataforma de seleção unificada, a uma diferença mínima no processo, o Sisutec oferta cursos em diferentes áreas, enquanto o Sisu oferece cursos de nível técnico e superior para a modalidades de bacharelado e licenciatura, pelo o Sisutec, é ofertado e disponibilizado apenas cursos de nível médio e nível técnico que varia com uma carga horária de duração de 800 a 1200 horas.

Existem 3 tipos de cursos de modalidade técnica integrada, concomitante e subsequente, o integrado o aluno cursar o nível técnico junto com ensino regular, o concomitante o aluno faz o curso em contra turno do ensino médio regular e a modalidade de subsequente são para os alunos que concluíram o ensino médio e só estão buscando qualificação técnica. Porém pelo o Sisu é ofertado somente cursos na modalidade subsequente.

Processo de Inscrição inicia entre 23 a 26 de Janeiro

O Candidato ao ser inscrever no Sisu tem a oportunidade de escolher dois cursos de ingresso de acordo com a sua nota do Enem. Após o período de seleção ao processo do Enem as vagas que se encontrarem em aberto são disponibilizadas pelo o Pronatec, abrindo o processo de vagas remanescentes.

Inscrição SISU 2019
Processo de Inscrição – Foto: Divulgação

O Sisu também seleciona através do processo de cota, que é feito por renda família, raça e pela frequência do aluno no ensino médio.

Quem pode participar do Sistema de Seleção Unificado

Cerca de 85% das vagas é disponibilizada para estudantes que independente da sua renda mensal per capita, tenha cursado por toda a sua vida acadêmica em escolas públicas ou estudantes que tenha cursando em rede privada com bolsa integral.

Estudantes com renda família igual ou inferior a 1 salário per capita mínimo, que tenha cursado toda a vida acadêmica em escolas ou instituições de ensino público ou estudantes na modalidade de ensino privado serão disponibilizadas 50% das vagas da rede Federal de Ensino.

Aos estudantes que se autodeclararem pardos, indígenas e pretos que possuem interesse em ingressar na rede Federal de Ensino, deve ter renda mínima família até 1 salário e meio, que cursaram integralmente o ensino médio em rede de ensino público ou que tenha estudado em rede privada com bolsa integral, serão reservadas o percentual por turno e curso, que pega como base os dados populacionais mais recentes que são divulgados através do IBGE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *